Seja bem-vindo! Hoje é

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Filosofia


René Descartes                                    
O PRIMEIRO PENSADOR "MODERNO"
 Descartes é considerado o primeiro filósofo "moderno".
Sua contribuição à epistemologia é essencial, assim como às ciências naturais por ter estabelecido um método que ajudou o seu desenvolvimento.
 Descartes criou, em suas obras Discurso sobre o método e Meditações - ambas escritas no vernáculo, ao invés do latim tradicional dos trabalhos de filosofia - as bases da ciência contemporânea.
 O método cartesiano consiste no Ceticismo Metodológico - duvida-se de cada ideia que pode ser duvidada. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser etc.
 Descartes institui a dúvida: só se pode dizer que existe aquilo que possa
 ser provado. O próprio Descartes consegue provar a existência do próprio eu (que duvida, portanto, é sujeito de algo. Também consiste o método na realização de quatro tarefas básicas: verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada; analisar, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades de composição, fundamentais, e estudar essas coisas mais simples que aparecem; agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; e enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de mantes a ordem do pensamento.
 Em relação à Ciência, Descartes desenvolveu uma filosofia que influenciou muitos, até ser passada pela metodologia de Newton. Ele mantinha, por exemplo, que o universo era pleno e não poderia haver vácuo.
 Matemáticos consideram Descartes muito importante por sua descoberta da geometria analítica. Até Descartes, a geometria e a álgebra apareciam como ramos completamente separados da Matemática. Descartes mostrou como traduzir problemas de geometria para a álgebra, abordando esses problemas através de um sistema de coordenadas.
 A teoria de Descartes providenciou a base para o cálculo de Newton e Leibniz, e então, para muito da matemática moderna.
 Para todos os efeitos, Descartes é o grande nome a partir do qual se determina o marco de um novo tempo em filosofia. Descartes fez discípulos, isto prova que venceu. Se a partir de todos eles, - cartesianos e não cartesianos -, se verteu finalmente a filosofia moderna para novos rumos, significa que a semente produziu frutos.