Seja bem-vindo! Hoje é

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Física

Descoberta: Celula Solar.

Físicos Responsáveis: Daryl Chapin , Calvin Fuller e Gerald Pearson.

 A célula solar é um dispositivo elétrico capaz de converter de converter luz solar em energia elétrica(energia solar fotovoltaica), é usada na construção de painéis solares , atualmente existem células com eficiência de até 28%, utilizada também em eletrônicos com a função de medir a intensidade luminosa.
 A intensidade da radiação solar na superfície terrestre chega até 1.000 watts por m².

 A primeira célula solar foi construída em 1954 , pelos pesquisadores: Daryl Chapin , Calvin Fuller e Gerald Pearso, construída com silício , possuía uma eficiência de 6%, gerando 5Mw
 São feitas de materiais chamados de semicondutores, como o silício.
 Quando esses painéis são expostos à fonte de luz, os fótons excitam os elétrons do semicondutor , esses elétrons se deslocam, gerando corrente elétrica. 

Para Gerações Futuras: A criação da célula solar possibilitou um novo modo de produção de energia limpa, que já é usada em países como: Alemanha (3,86 GW), Japão (1,91 GW) e Estados Unidos (830 GW).
 A primeira usina solar no Brasil foi construída em Tauá , no Ceará, com capacidade de 1MW , suficiente para abastecer 1500 casas.

Tipos de Células:

    Silício cristalino (c-Si)

É a tecnologia mais empregada no mercado atualmente, com uma participação de 95% do mercado de células fotoelétricas. Apresenta um rendimento de 15 a 21% em suas células.

    Silício amorfo (a-Si)

Rendimento de cerca de 7%.

   Arsenieto de gálio (GaAs)

Atualmente é a tecnologia mais eficiente empregada em células solares, com rendimento de 28%. Porém, seu custo de fabricação é extremamente alto, sendo usado apenas em painéis solares de satélites artificiais.

    Telureto de cádmio (CdTe)

É uma tecnologia que emprega filmes finos de telureto de cádmio. Não é muito utilizado devido à alta toxicidade do cádmio.