Seja bem-vindo! Hoje é

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Geografia

Clima: Tropical alternadamente seco e úmido

É também chamado de tropical semiúmido. É um clima tropical típico, quente e semiúmido, com duas estações bem marcadas, uma chuvosa no verão e outra seca no inverno. Os índices pluviométricos variam de 1200 a 2000 mm anuais. Ocorre bastante amplitude térmica diária.
Explicando o climograma: o climograma é medido através da temperatura e a quantidade de precipitação de chuva em cada mês. O climograma é de um país da América do sul, pois a temperatura de janeiro é mais elevada e a de julho menos elevada.


O solo, em geral, é bastante raso, com pH ácido, pouco ventilado, sempre úmido e extremamente pobre, recebendo pouca luz, devido à absorção dos raios solares pelo estrato arbóreo. A umidade e a presença de grande quantidade de matéria orgânica (serrapilheira) tornam o solo favorável à ação de microorganismos decompositores (fungos e bactérias) que possibilitam o aproveitamento dos nutrientes e sais minerais pelos vegetais. O solo raso e encharcado é favorável ao desbarrancamento e à erosão. Eventos bastante comuns na floresta atlântica. O ciclo de deslizamentos e de erosões nas partes mais altas e a deposição de material nas partes baixas, promove a renovação do solo, desnudando as encostas, formando clareiras e dando espaço para o início de novas associações.  A vegetação é de grande porte. Apesar de o solo ser raso, consegue sustentar-se porque  possuem raízes tabulares e raízes escora, paralelas ao solo e intrincadas, formando uma espécie de "manta de raízes".


Os biomas presentes no estado de São Paulo são:
Bioma Mata Atlântica e Cerrado.                                  
O Bioma Mata Atlântica ocupa 4% do território e é o bioma mais desmatado e o bioma que mais sofre ação humana desde a chegada dos primeiros europeus. A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mangues, restingas e Mata das Araucárias. É heterogênea, pois apresenta milhares de espécies, é latifoliada, ou seja, possui folhas largas, é perenifólia e higrofila, adaptada a ambientes úmidos.



O Bioma Cerrado ocupa grande parte da região centro-oeste, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Bahia, Roraima, Tocantins e Distrito Federal. Abrange 24% do país e é composto por vegetação de campos, cerrados baixos e mais densos com arvores de grande porte. Com solo de savana tropical, é muito ácido e deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneos, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Com a intensa agricultura, pecuária, desmatamento e mineração geram problemas graves como a erosão grave dos solos que quando intensificados viram as voçorocas.