Seja bem-vindo! Hoje é

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sociologia

Costumes da década de 50
Os adolescentes tinham o costume de se encontrarem nas lanchonetes para escutar rock´n´roll no Jukebox, adoravam dançar.
Os homens andavam de lambreta, estavam ligados a rebeldia, mais liberais e mais boêmios, usavam as jaquetas de couro e calças jeans surradas ao estilo de James Dean (grande ídolo do cinema da época), os mais tradicionais ainda conservavam o hábito de usar ternos escuros e chapéu marrom.
As mulheres eram apaixonadas por caras rebeldes, deliravam ao som de Elvis Presley e outros ídolos da época. Vestiam saias rodadas, estampas de bolas e rabo de cavalo bem preso no alto da cabeça.


Cultura
Após a repressão da segunda guerra mundial, houve uma grande quebra de tabus nesse período, mas ainda sim havia grande preconceito, tal como mulheres usando calças. A moda teve muita influência de Christian Dior, e a cultura foi muito influenciada por fatores estrangeiros como a comercialização do milk-shake, e os fast-foods ficaram populares. Um grande exemplo é a cantora Carmem Miranda.

Condição social
O Brasil estava em fase de desenvolvimento, numa época de mudanças de cultura e comportamento, e de grandes avanços científicos. Década em que começou a transmissão da televisão provocando grandes mudanças nos meios de comunicação. A década de 50 é conhecida como a década dos anos dourados. Auge do processo de industrialização baseado na substituição de importações, do avanço do nacionalismo e do populismo. Nessa conjuntura a educação é vista como agente de transformação social e as escolas são analisadas de acordo com as suas especificidades de diferenciações regionais. O sudeste rico e industrializado e o nordeste arcaico e atrasado. Ideia de diminuir as diferenças e as injustiças sociais.