Seja bem-vindo! Hoje é

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Língua Portuguesa

RESUMO DA OBRA
Ciranda de Pedra foi o primeiro romance de Lygia Fagundes Telles e narra a história de Virgínia, uma menina que sofre com a separação dos pais. Virgínia mora com sua mãe Laura e com o médico Daniel que faz o tratamento de Laura que tem uma doença mental. Virgínia visita semanalmente a casa de seu pai Natércio que cria suas duas irmãs Otávia e Bruna com o seu salário de advogado.
Quando o estado de saúde de sua mãe piora, Virgínia vai morar com seu pai e suas irmãs, onde achou que todo seu sofrimento e solidão acabariam, sua solidão só aumenta . Um tempo depois sua mãe morre e deprimido, o médico Daniel se mata. Depois de sua morte, Virgínia descobre que ele era seu pai.
BIOGRAFIA DA AUTORA
É a quarta filha do casal Durval de Azevedo Fagundes e Maria do Rosário Silva Jardim de Moura, nasceu na capital paulista em 19 de Abril de 1923, sempre foi acostumada a ouvir histórias, e como já era esperado começou a escrever histórias nas últimas folhas de seu caderno para contar para outras crianças nas populares rodas domésticas. Sua rpimeira obra publicada é "Por"ao e Sobrado". Ela ingressa na Escola Superior de Educação Física e curso pré-jurídico em 1941, devido ao mesmo começa a frequentar rodas literárias em cafés, livrarias e restaurantes, onde conhece vários nomes da literatura. Para se sustentar trabalha como Assitente do Departamento Agrícola de São Paulo.
Começou a escrever vários livros e muitos foram premiados, em 1950 ela casa-se com seu professor que era dupetado federal, devido à isso muda-se para Rio de Janeiro, quando voltou para São Paulo, começou a escrever Ciranda de Pedra, seu primeiro romance, em 1963 lança seu segundo romance, Verão do Aquário. Em 1967, fez adaptação para o cinema do romace Dom Casmurro, a partir de então não parou mais de escrever romances e arrebatar prêmios.

PERÍODO LITERÁRIO

A obra "Ciranda de Pedra" é uma obra que pertence ao modernismo. O modernismo surgiu com a influência das Vanguardas Européias, tais copmo cubismo, futurismo e surrealismo. Os textos modernistas estão ligados aos fatos do cotidiano e da modernidade. Possui o nacionalismo crítico e ufanista e a ausência de pontuação rigorosa.

CONTEXTO HISTÓRICO

Em 1954, o Braisl vivia o período dos "Anos Dourados", período de inovações tecnológicas e quebra de tabus. O Brasil estava em desenvolvimento, o gosverno era populista, e assim iniciou-se uma nova forma de industrialização que teve a presença norte-americana na economia e sua influência em alguns costumes, comportamentos e na maneira de vertir.

ANÁLISE DA OBRA

Por ser o primeiro romance de Lygia Fagundes Telles, possui certa semelhança com sua vida real, na qual seus pais sem brigas se separam, e o pai de Virgínia(personagem principal), Natércio é advogado assim como seu pai Durval de Azevedo.
Mesmo sendo o primeiro romance, Lygia consegue nos prender a leitura com seu uso de palavras doces e os variados conflitos internos e externos que envolvem a história, com personagem aos quais cada um de nós se amssemelha.
A história ocorre em uma atmosfera nada agradável quando Virgínia deve viver com suas irmãs e com o "seu pai", mas ao invés de se sentir alegre ela se sente mais solitária ainda após a morte de sua mão e o suicídio de seu padrasto Daniel que era na verdade seu verdadeiro pai.
O título do livro se refere a uma ciranda de pedra, que era como Virgínia imaginava suas irmãs, como se fossem aqueles anõezinhos de jardim que não permitiam Virgínia participar da roda.